Peeling químico é um tratamento estético onde são aplicados ácidos sobre a pele
Eles ajudam a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular.
O tratamento consiste na renovação das células faciais, através da descamação controlada da pele, reduzindo células mortas e auxiliando também no controle das linhas de expressão. É indicado para homens e mulheres que desejam um rejuvenescimento facial, pois trata rugas e aumenta a elasticidade da pele. Além disso, também é indicado para o tratamento da acne, é capaz de remover manchas no rosto e no corpo, inclusive em partes íntimas, cicatrizes de acnes, melasma, controlar a oleosidade do rosto e melhorar o aspecto das rugas.
O tratamento de peeling químico é rápido e traz resultados visíveis logo após a primeira sessão. Além de proporcionar um rejuvenescimento facial e tratar marcas e manchas, o tratamento também promove a redução da oleosidade, o aumento da produção de colágeno, previne o surgimento de cravos e espinhas e melhora a aparência e textura da pele.
O ácido retinóico é considerado um dos produtos mais eficazes para se obter o efeito de “rejuvenescimento cutâneo”, melhorando a textura, o brilho e a aparência da pele, com a diminuição das manchas e atenuação das rugas finas, melhora da aparência das estrias e de discretas cicatrizes de acne. Sua vantagem é o retorno rápido à rotina, pois a descamação resultante é discreta e não impede o convívio social. No dia seguinte ao peeling a pele pode ficar levemente rosada e, dois dias após, começa uma fina descamação da pele, que dura de 3 a 5 dias. Para se obter um melhor resultado são necessárias pelo menos 3 a 5 sessões. Os benefícios começam a ser percebidos logo após o primeiro peeling, como melhora da textura da pele, que fica mais lisa, das rugas finas e também das manchas.
O peeling é um método consagrado para promover o rejuvenescimento cutâneo, mas deve ser realizado com supervisão de um profissional capacitado, pois em mãos inábeis pode trazer resultados desastrosos. Nestes procedimentos podem ser utilizados diversos tipos de ácidos, de acordo com o resultado que se deseja obter e com a profundidade que se deseja atingir. O importante é ajustar a necessidade a real expectativa do tratamento, com a maior segurança profissional possível e disciplina com os cuidados domiciliares, para se obter um resultado satisfatório e duradouro.
Cuidados Pré e Pós- Peelings
A pele deve ser preparada previamente. Deve ser usado um protetor solar de amplo espectro, pois a pele fica mais sensível à radiação solar. Estes cuidados permitem a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar os possíveis efeitos indesejáveis dos peelings, como hipercromia pós-inflamatória (escurecimento) ou queimaduras, que podem acontecer, mesmo quando todos os cuidados são tomados. Por isso, os peelings só devem ser realizados e/ou supervisionados por médicos capacitados para o uso destas técnicas e que estejam aptos a resolverem qualquer problema que possa acontecer durante o tratamento.