Acne

Cravos e espinhas trazem inúmeros incômodos para pele.

As cicatrizes que essas (e outras) lesões podem deixar são classificadas como superficiais ou profundas, e se não forem tratadas adequadamente, deixam marcas que irão afetar para sempre a autoestima.
O tratamento visa alcançar uma melhora importante, mas eliminar totalmente as marcas não é uma promessa que possa ser feita.
Existem diversos tratamentos que agem de forma eficiente no combate às cicatrizes e manchas de acne: Preenchimento, Toxina botulinica, Microagulhamento com Drug Delivery, Peenlings Quimicos, Jato de Plasma, Lasers, Home care topicos e orais, e em casos mais graves, subincisão.

Há alguns casos que podemos fazer o preenchimento de cada cicatriz com ácido hialurônico, que tem uma durabilidade média de 12 meses. Em casos de pele muito morena, existe uma grande chance de formação de manchas escuras quando usamos lasers ou ácidos.

Por isso, utilizamos a técnica de Microagulhamento com Drug Delivery que cauca uma Indução Percutânea de Colágeno, que consiste na utilização de pequeno aparelho eletrico, com a presença de microagulhas que irão realizar microperfurações na pele, assim como o laser, porém sem gerar calor, o que diminui a chance de manchas.

Quando as cicatrizes não desparecem na hora em que esticamos a pele, há a presença de um “trave” de tecido endurecido chamado de fibrose, que fixa o fundo da cicatriz na camada abaixo da pele. Neste caso, utilizamos uma técnica chamada “Subincisão”, que se trata de uma pequena cirurgia.

É realizada anestesia local injetável na cicatriz e, posteriormente, utilizamos uma agulha especial com a ponta cortante. Ela é introduzida no centro da cicatriz, seguido de movimentos circulares abaixo da pele para rompimento das traves de fibrose que estão segurando o fundo da cicatriz.

Antes de iniciar o tratamento das cicatrizes, o quadro de acne ativa deve estar completamente controlado, pois uma das contraindicações à aplicação do laser é a presença de inflamações na face.
É imprescindível o acompanhamento dermatológico antes, durante e após os procedimentos. Os resultados obtidos após a realização dos procedimentos propostos são geralmente duradouros.

Melasma

Antes de iniciar o tratamento das cicatrizes, o quadro de acne ativa deve estar completamente controlado, pois uma das contraindicações à aplicação do laser é a presença de inflamações na face.
É imprescindível o acompanhamento dermatológico antes, durante e após os procedimentos. Os resultados obtidos após a realização dos procedimentos propostos são geralmente duradouros.

A melanina é pela cor da nossa pele e também funciona como proteção às agressões externas, como a radiação ultravioleta, por exemplo. Sendo um mecanismo protetor, a produção de melanina é aumentada também por agressões como queimadura solar, depilação com cera, ácidos, entre outros. Por esse motivo, é importante que o tratamento para o melasma não irrite a pele, pois, caso isso ocorra, haverá mais produção de pigmento e a mancha ficará mais escura.

O melasma é classificado em superficial, profundo ou misto, de acordo com as camadas da pele acometidas. Quanto mais profunda a mancha, mais difícil o tratamento. Dentre as principais causas, estão os fatores genéticos, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, gestação e exposição à luz intensa, tanto a natural quanto a artificial. A pele mais propensa a ter melasma é a pele morena e a miscigenada, nas quais o melanócito é mais ativo.

Podemos explicar o melasma como uma reação inflamatória, causada pelo desequilíbrio do melanócito, e as substâncias que, de alguma forma, cortam as vias metabólicas dessas inflamações, podem proteger a pele e clareá-la.

Os tratamentos têm como objetivo prevenir o surgimento de novas manchas e clarear as já existentes, mantendo-as claras o maior tempo possível. Existem alguns procedimentos para o clareamento do melasma como Peelings Quimicos, Intradermoterapia, Microagulhamento com Drug Delivery, Jato de plasma, Laser, além do Home Care (cuidados em casa preescritos pelo profissional).

O melhor tratamento, sem dúvida, é a prevenção. É fundamental o uso diário e a reaplicação regular do protetor solar, que deve ser de preferência físico e com cor, pois o filtro físico reflete a luz e a cor bloqueia a luz visível (computador, celulares, lamparas, etc..).
O melasma é uma das queixas mais constantes nas clínicas e têm tratamento, mas são necessárias orientação profissional e disciplina do próprio paciente para o seu controle.