O microagulhamento é uma técnica empregada com a finalidade de fazer pequeníssimos microcanais na pele para estimular a função dos fibroblastos.
Os fibroblastos são as células responsáveis por produzir colágeno, de forma a promover a restauração da pele que sofreu danos com a passagem do tempo.
O Microagulhamento com Drug Delivery, consiste em um aparelho produzido na Alemanha e liberado pela ANVISA para uso profissional, que garante a entrega de medicações na pele na profundidade e extensão adequadas a cada afecção para qual é indicada, através dessa técnica a medicação é absorvida pela pele.
As principais indicações para essa técnica são a suavização do fotoenvelhecimento (envelhecimento causado pela exposição desprotegida à radiação solar), correção de cicatrizes de acne, suavização do melasma e melhora da textura da pele, poros dilatados, rejuvenescimento facial e de colo, tratamento de estrias, cicatrizes, olheiras, crescimento e o fortalecimento capilar.
Além disso, o microagulhamento facilita a deposição de produtos terapêuticos nas camadas internas da pele, potencializando seus efeitos. Esse efeito é o chamado “drug delivery”. O número de sessões e intervalo entre elas dependem de cada caso e da resposta de cada paciente. O tratamento é feito em consultório sem necessidade de afastamento das atividades habituais.
Devido às características da nossa pele, como a queratinização, ela não permite que os produtos tópicos aplicados de forma tradicional penetrem nas camadas internas, ficando restritos à superfície. Dessa forma, para que os produtos cheguem até as camadas mais internas, é preciso quebrar a barreira da pele, permitindo uma maior penetração desses produtos. E é isso que o microagulhamento faz.