Toxina Butolínica (Botox)

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox (uma marca de toxina), é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum

Atualmente é muito procurada para fins estéticos, pois quando aplicada em pequenas quantidades, ela bloqueia os sinais nervosos musculares. Dessa maneira, o músculo não se contrai, o que ajuda na prevenção, redução e no desaparecimento das rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

A toxina botulínica é indicada para a suavizar rugas dinâmicas, as que aparecem quando contraímos alguns músculos (testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha, e até no pescoço e colo), prevenindo assim também o aparecimento das rugas estáticas, as que estão aparentes mesmo sem o movimento muscular. É indicada a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão.

O início do efeito surge 2 a 5 dias após a aplicação, com uma paralisação progressiva do músculo, e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. Este bloqueio é transitório e geralmente dura em torno de 3 a 6 meses, retornando a ação muscular gradativamente e com ela as rugas.

Porém, como todo músculo que não é usado atrofia, o uso contínuo da toxina botulínica pode gerar uma leve atrofia muscular do local aplicado. Por isso que, mesmo após o fim do efeito da toxina botulínica, naquelas pessoas já acostumadas a aplicação constante já não há uma contração tão forte como antes, diminuindo o aparecimento das rugas mesmo sem a medicação.

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e perda ou diminuição do seu efeito.

Em alguns casos, a aplicação de toxina botulínica ainda pode ser combinada com outros procedimentos, como peelings químicos e preenchimentos dérmicos, para atingir um resultado mais satisfatório.

Outra forma de utilizar a substância é aplicá-la para fins terapêuticos, como para aliviar a hiperidrose (suor excessivo) das mãos, pés e axilas.